Barracão de Compostagem (Compost Barn) já é realidade no Brasil

Publicado em: 21/03/2018

“Conforto e gerenciamento: o sucesso para a atividade leiteira” foi o tema da palestra ministrada pelo médico veterinário e gerente da Star Milk, Sandro Viechnieski, na noite da segunda-feira no Bistrô Restaurante, em Frederico Westphalen. O evento, pensado aos clientes e produtores de leite, foi promovido pela MSD Saúde Animal em parceria com a Suifarma Saúde Animal.

O palestrante presta consultoria a diversas empresas há dez anos e leva conhecimento aos produtores por meio de experiências adquiridas em sua propriedade, a Fazenda Iguaçu, localizada no oeste do Paraná. Em sua explanação destacou o sistema barracão de compostagem, que já é uma realidade no Brasil, e serve para abrigar confortavelmente as vacas de leite e produzir composto orgânico. De acordo com Sandro, a mensagem busca deixar aos produtores é de conforto e produtividade, pois a primeira faz com que a segunda aumente gradativamente.

Para o proprietário da Suifarma Saúde Animal, Pedro Bernardi, o evento foi uma oportunidade única para poder obter conhecimento sobre o sistema. A palestra teve como objetivo ajudar os produtores a fortalecer a atividade e com isso, obter maior retorno financeiro. “Com o produtor mais forte e informado, nós também estaremos fortalecidos”, destaca.

A oportunidade buscou trazer maior benefício aos produtores avaliou o médico veterinário e coordenador de território da MSD Saúde Animal, Gilberto Soldera. Para ele, a tendência atual é que os produtores invistam em tecnificação e eficiência ou eles vão acabar parando e abandonando as atividades aos poucos. “Por isso pensamos em trazer o Sandro, por ter uma bagagem muito grande no sistema de compostagem, para alavancar os produtores a investirem cada vez mais na propriedade e se tornarem mais eficientes e não abandonarem as atividades”, salientou.

Dezenas de produtores e médicos veterinários do estado e também, de Santa Catarina, acompanharam a palestra. O médico veterinário Amarildo Casaril do Santos, de Taquaruçu do Sul, aproveitou o momento para desmistificar algumas ideias que possuía sobre o sistema. Amarildo atende algumas propriedades que já trabalham com o sistema e por isso, viu no evento uma forma de complementar o seu trabalho nas propriedades. “Esse sistema dá muito mais conforto ao animal, então tende a dar muito certo. O grande segredo aqui é o manejo de cama”, comentou.

Sobre o sistema

Segundo o palestrante Sandro, o cenário que hoje começa a ser visto no Brasil já acontece no mundo inteiro. “A sobrevivência sem escala vai ser cada vez mais difícil”, destaca. Para ele, se as fazendas não tiverem uma escala maior e comodidade de trabalho melhor para as pessoas que estão na atividades, dificilmente os sucessores permanecerão nela.

Nesse sentido, o sistema barracão de compostagem (Compost Barn), modelo de galpão que surgiu nos Estados Unidos, oferece maior conforto aos produtores e, principalmente, aos animais. Porém, o sul do país ainda é o que menos utiliza o sistema devido as condições climáticas. O palestrante contou que já houve uma expansão grande nos últimos anos, mas nada comparado a estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. “Nestes estados há uma expansão maior porque é um perfil diferente de propriedades, elas dependem basicamente de mão de obra terceirizada, os filhos já não estão no campo, e aí se não fosse oferecido conforto para os funcionários, essas propriedades sequer teriam pessoas trabalhando, pois eles não se submetem às condições extremas de trabalho”, explica.

Além da questão climática, Sandro destaca que no sul, pela questão de propriedades menores e em sua grande maioria familiares, o nível de aceitação ainda é um pouco menor. Mas, no Brasil foi o que explodiu durante os últimos três anos, enfatizou. O médico veterinário Amarildo, que já utiliza o sistema, ressalta que é muito importante investir em tecnificação para aumentar a eficiência e produtividade. “Um diferencial é que nós somos uma região de pequenas propriedades, o que não nos permite uma criação adensada de animais. Mas, com esse sistema conseguimos aumentar a quantidade de animais dentro da mesma área de produção, então é uma forma de aumentar o volume de produtividade”, esclareceu.

Texto e foto: Cleusa Jung / Agência Darup.