Palestra sobre sanitização de equipamentos de ordenha destaca estratégias para controle na saúde animal e prevenção de mastites

Publicado em: 10/03/2023

Na última semana, alunos do 3º ano do curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus de São Miguel do Oeste/SC, se reuniram para assistir à palestra "Sanitização e Limpeza de Equipamentos de Ordenha", ministrada pela consultora de vendas da Suifarma, Tatiane Petzold. Durante uma palestra, foram apresentados tipos de equipamentos e sistemas que são utilizados para garantir a segurança e a qualidade do leite produzido.

A palestrante enfatizou a importância de uma rotina de limpeza rigorosa e de um programa de higienização adequado para os equipamentos de ordenha. Ela explicou que a limpeza e a higienização adequadas são fundamentais para prevenir a contaminação do leite e a ocorrência de mastites, que são acompanhadas de inflamação das glândulas mamárias das vacas.

Os alunos da disciplina de Tecnologia de Leites e Derivados aprenderam sobre os diferentes tipos de equipamentos de ordenha disponíveis, incluindo sistemas de ordenha mecânicos e automatizados, e sobre as estratégias de controle de saúde animal e prevenção de mastites. Foi destacado que a mastite é uma das principais causas de descarte de leite, e que a prevenção é fundamental para evitar perdas financeiras.

Além disso, Tatiane apresentou estratégias de controle de descarte de leite, que visam garantir a qualidade do leite produzido e minimizar o risco de contaminação. Explicou que é importante ter um plano de controle de descarte de leite, o que envolve a coleta e análise de coleta de leite para identificar possíveis contaminações, além de um sistema de rastreabilidade para monitorar as práticas de higiene e sanitização adotadas pelos produtores.

No final, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar as suas dúvidas. O conhecimento é a ferramenta mais poderosa que temos para enfrentar os desafios da vida, por isso, é importante investir em cursos e palestras como essa, que trazem a compreensão da necessidade de higienização e limpeza de ordem para a melhor qualidade do leite e a saúde dos animais em uma propriedade.