Suplementação mineral: aliada da produtividade

Publicado em: 10/09/2018

O Brasil detém um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, onde a grande maioria dos animais se encontram em pastagens, prova disso é que existem aproximadamente 200 milhões de hectares de pastagens nativas ou implantadas no país.

No entanto, cerca de 130 milhões de hectares destas pastagens se encontram com algum grau de degradação, ou apresentam deficiência em algum dos minerais essenciais.

Em decorrência disso, geralmente as dietas dos animais não atendem as exigências quanto aos minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos bovinos.

Assim, para conseguir aumento da eficiência produtiva faz-se fundamental promover melhorias na alimentação dos animais. O uso de suplemento mineral para bovinos representa uma das alternativas mais práticas para adequar o suprimento de nutrientes com as exigências dos animais.

Importância dos minerais na dieta de bovinos

Há muito se acreditou que a dieta dos animais deveria atender as exigências quanto a três nutrientes: proteínas, carboidratos e lipídeos. Entretanto, com o avanço das pesquisas ligadas a produção animal, foi-se verificando que as exigências não se restringiam a esses nutrientes.

Outros nutrientes também eram necessários para atender as funções vitais do organismo, já que simplesmente alimentar os animais já não atende as suas necessidades há muito tempo. Assim, as pesquisas na área passaram a dar atenção a outros compostos essenciais, caso das vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos e substâncias minerais.

No caso dos minerais, as pesquisas mostraram que estes estão envolvidos em quase todas as vias metabólicas do organismo, não só para a manutenção da vida, como também para a elevação da produtividade animal. Ou seja, de uma forma geral, os minerais são importantes em todas as atividades do organismo animal, inclusive os ruminantes.

No Brasil, como já citado, grande maioria das pastagens têm por característica não atendimento de todas as exigências nutricionais dos animais, sendo necessária a suplementação.

Tal fato é reforçado pela sazonalidade dos trópicos, onde existe elevada flutuação qualitativa e quantitativa das pastagens que trazem como consequência ganhos de peso no período das águas e perda de peso no período seco. Desta forma, é possível promover melhorias em produtividade com a adoção de suplementos minerais diretamente no cocho.

Profissionais da área costumam dizer que suplementar significa complementar a dieta dos animais, ou seja, fornecer quantitativamente os nutrientes deficientes na pastagem para um determinado nível de produção. Por isso, é fundamental optar pelo uso de suplemento mineral para bovinos, visto que o suplemento é utilizado para contornar estes problemas e aumentar a produtividade.

Como proceder?

A suplementação mineral deve ser feita normalmente pela adição de misturas minerais preparadas e colocadas em cochos de ração ou próprios para mineralização. Mas para que o suplemento mineral para bovinos tenha o sucesso desejado é fundamental que o produtor pergunte a si mesmo: “Qual é a composição do capim disponível aos animais?”

Se o produtor não tem a resposta, possivelmente ele não saberá como suplementar os minerais corretamente, não tendo assim os resultados esperados.

Assim, para formular um suplemento mineral para bovinos é necessário entender as variações na composição do capim, para assim definir qual será a formulação de minerais utilizar. Com profissionais experientes e qualificados, a Suifarma Nutrição Animal tem o necessário para ajudar o produtor a formular um dieta balanceada e equilibrada para o rebanho.

Suplemento mineral para bovinos

Assim que o suplemento mineral é escolhido/formulado todo produtor costuma fazer o seguinte questionamento sobre quando utilizar os suplementos minerais: “Devo suplementar o gado somente nas secas?”

Como já dito, na época das secas, as pastagens perdem muito em qualidade e disponibilidade de minerais, portanto a suplementação nesta época é imprescindível para quem busca produtividade.

Mas o ideal seria que o suplemento seja disponibilizado o ano todo (ou o maior período possível). Neste sentido, o suplemento mineral para bovinos funciona como uma ótima ferramenta para que o produtor atinja alguns de seus objetivos produtivos, que precisam ser bem definidos.

Devemos considerar qualquer forma de uso de suplemento mineral para bovinos como um investimento feito para manter ou intensificar o desempenho produtivo do rebanho e não como simplesmente um gasto extra para que o gado não perca muito peso nas secas.

A Suifarma, localizada na rua Aparício Borges, número 757, Centro, em Frederico Westphalen, conta com uma linha completa de produtos de suplementos para bovinos, e também para outros animais, além de vitaminas e probióticos. Para dosagens e prescrições, visite nossa loja e fale com nossos colaboradores.

Fonte: Blog Multitécnica
Foto: Divulgação Internet