Tristeza Parasitária Bovina e a importância do tratamento

Publicado em: 03/08/2018

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) – também conhecida como Piroplasmose, Babesiose, Anaplasmose, Mal Triste e Tristezinha – afeta diretamente o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho, causando perdas econômicas ao produtor rural em virtude da queda na produtividade do gado, despesas com tratamentos e, em casos extremos, a morte dos animais adoecidos.
De acordo com a zootecnista Lívia Magalhães, especialista em Bem-estar Animal, a TPB é, sem dúvida, a principal causa de mortalidade em bezerras leiteiras após o processo de desmame, no Brasil. Durante esse processo, é fundamental realizar um manejo diferenciado, a fim de controlar a doença reduzindo a mortalidade e seus casos clínicos.

A doença

A Tristeza Parasitária Bovina é um complexo de doenças muito frequentes no país, causada principalmente por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia Bigemina, provocando a Babesiose; e pela rickettsia Anaplasma marginale, que causa a Anaplasmose.
Elas são transmitidas via transovariana, pelo carrapato Boophilus microplus, porém, a Anaplasmose pode ser transmitida também por insetos como moscas e mosquitos. Trata-se de enfermidades de alta morbidade e mortalidade, que ocasionam grandes perdas, especialmente pela redução da produção e infertilidade temporária de fêmeas e machos, por isso é importante que sejam tratadas.
O animal, quando contrai a TPB, apresentará sinais clínicos como anorexia, pelos arrepiados, taquicardia, taquipneia, redução dos movimentos ruminais, anemia, prostação, redução da lactação, icterícia (comum na anaplasmose), e entre outros.
Nos casos de infecção por Babesia Bovis, o animal também poderá apresentar sinais nervosos, como falta de coordenação motora, andar cambaleante, movimentos de pedalagem e agressividade.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio da anamnese e de sinais clínicos, mas a confirmação deve ser feita com base em exames laboratoriais (esfregaço sanguíneo) ou necropsia.
O carrapato é um parasita que afeta frequentemente os bovinos, causando diversas doenças. Por isso, o controle estratégico desse parasita, através do uso de inseticidas e acaricidas, se torna uma das principais medidas de controle, além da quimioprofilaxia e vacinação.
Deve-se atentar também para que não haja o contágio durante procedimentos cirúrgicos, como, castração, descorna e entre outras.

Tratamento

Em caso de diagnóstico da TPB é necessário tratamento imediato e a Suifarma tem os produtos certos para cada tipo da doença. Na loja em Frederico Westphalen, localizada na rua Aparício Borges, número 757, Centro, podem ser encontrados os produtos Diazen, Diminazine B12, Ganaseg, Imizol, Izoot B12, Pirofort, todos indicados para prevenção e tratamento da TPB. Para doses e prescrições, visite nossa loja e fale com nossos colaboradores.

Fonte: Milkpoint / Foto: Divulgação - internet